Bem-vindos à página portuguesa da EAAE.
Nesta página pode encontrar informações sobre as atividades que estão a ser desenvolvidas em Portugal e todas as atividades relevantes que estão a ser desenvolvidas na Europa em Português.
Space Art | Moowalkers | Catch a Star | Cursos IAU / NASE / EAAE-ESO
Space Art
O Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto são parceiros da EAAE – European Association for Astronomy Education no Projeto Space Art, patrocinado pelo ESO – European Southern Observatory.
A ideia do programa Space Art é encorajar jovens estudantes (6 aos 14 anos de idade) a imaginar o Universo, aprender sobre astronomia e realizarem descobertas de forma autónoma, pesquisando informações sobre um qualquer objeto astronómico. Na edição de 2021/2022 o nosso país recebeu um dos prémios: pode ver AQUI.
O objetivo é encorajar a criatividade e o trabalho independente entre os jovens estudantes, e fortalecer e expandir o seu conhecimento e criatividade em relação à astronomia. A arte é a maneira perfeita de atingir este objetivo! O Space Art dá-se asas à criatividade e imaginação dos estudantes. Nele propõe-se que os estudantes representem, a partir de desenhos ou fotografias, o seu objeto astronómico favorito. Apenas têm que o procurar no céu, livros ou na internet e, depois, desenhá-lo ou fazer uma imagem dele usando fotografia ou técnicas combinadas.
Categorias a concurso:
- dos 6 aos 10 anos
- dos 11 aos 14 anos
Condições de participação:
- A arte submetida a concurso tem que ser criada individualmente pelos alunos e submetida pelo professor.
- O formulário de participação (disponível AQUI) deve ser preenchido pelo professor e enviado, juntamente com os trabalhos dos alunos, para o email
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Cada estudante pode submeter apenas uma imagem.
- A arte submetida deve ser uma imagem original acerca de astronomia ou ciências do espaço. Os estudantes devem explicar em 2-3 frases porque escolheram este objeto ou fenómeno e o que os impressionou.
Todo os participantes irão receber um certificado digital no email do professor. Os vencedores dos 1º, 2º e 3º lugares, em cada categoria, irão receber diplomas e prémios providenciados pela EAAE e pelo ESO que serão enviados por correio para a morada da escola.
O aviso de abertura do concurso pode ser encontrado AQUI.
Mais informações acerca do concurso podem ser encontradas AQUI.
Pode consultar os Termos e Condições do projeto Space Art AQUI.
De forma a poder apoiar todo o processo pedíamos que enviasse um email para
Concurso - Moonwalkers
O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto são parceiros da EAAE - European Association for Astronomy Education no Projeto Moonwalkers.
Nesta atividade, as escolas, os seus alunos e professores, serão desafiados a observar a Lua, preparar relatórios visuais, fotográficos, web e CCD das suas observações e apresentá-las como um projeto ou um vídeo curto no Concurso Moonwalkers.
O Concurso Moonwalkers 2022 está organizado em duas categorias:
- Projeto: até 10 páginas em pdf, texto e fotografias
- Vídeo curto: até 5 minutos (que deve ser carregado no Youtube, como vídeo público ou não-listado e o link para o vídeo deve ser colocado no formulário de inscrição)
O objetivo será instigar a descoberta de diferenças nas fases lunares, discutir o movimento da Lua e da Terra à volta do Sol, assim como debater a origem da Lua. Para além disso, os estudantes devem ficar familiares com as várias características interessantes da Lua, observar eventos lunares como o White Glow e o escurecimento de certas regiões.
Os estudantes também podem calcular o tamanho dos vários elementos da lua e enviar os seus dados para o Arquivo Observacional (
A atividade sugerida baseia-se na observação da Lua ao longo de 5 meses durante os quais se deve fazer a observação das fases da Lua e dos seus mares, crateras, montanhas e picos.
As observações a ser feitas em noites limpas serão:
- Fases da Lua
- Mares lunares
- Crateras Lunares
- Montanhas e picos Lunares
- Fenómenos Lunares transientes
Todos os participantes devem ter idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. A inscrição para o projeto pode ser feita individualmente ou em equipas. Cada equipa apenas pode submeter um projeto ou vídeo.
O prémio para os primeiros lugares será a oportunidade de fazer uma observação remota, com a duração de 30 minutos, com um telescópio profissional. Esta observação pode ser feita com toda a turma ou uma equipa de alguns estudantes, numa altura conveniente para o professor e os alunos, através de videochamada.
Os vencedores vão ser selecionados por um júri composto por membros da EAAE e a decisão será publicada a 31 de janeiro de 2023.
Links com informação que pode ser pertinente podem ser encontrados AQUI. Podem encontrar os termos e condições do Concurso Moonwalkers AQUI.
De forma a poder apoiar todo o processo pedíamos que enviasse um email para
Catch a Star - adote um astro 2022
A ideia do concurso "Catch a Star: adote um astro 2022" é promover o trabalho colaborativo entre estudantes, enquanto aprendem astronomia, pesquisando dados sobre um objeto astronómico. Por outro lado, pretende-se ajudar a difundir as tecnologias da informação no processo educativo.
As equipas que apresentarem os melhores projetos ou vídeos receberão prémios especiais do ESO e participarão em reuniões online com astrónomos profissionais do ESO e de outros observatórios europeus.
Data de início do concurso: 7 de novembro de 2022.
Data limite de entrega dos projetos: 23h59 (CET - fuso horário "Central European Time") de 31 de março de 2023.
Videoconferência de entrega de prémios: 23 de abril de 2023.
O que é preciso para poder participar?
1 - Formar um grupo de, no máximo, 4 participantes - um coordenador e, no máximo, três alunos;
2 - O coordenador ser um professor/formador/tutor (mas não um aluno);
3 - Escolher um tema astronómico (pode ser um objeto astronómico específico, fenómeno, observação, problema científico, teoria, etc.), sobre o qual se quer recolher informação. Tal pode incluir observações reais utilizando um telescópio, ou pesquisas utilizando plataformas digitais.
4 - Estruturar uma atividade prática, em torno do tema (tais como observações próprias, experiências...).
5 - Produzir um relatório ou um pequeno vídeo.
O que tem de incluir o relatório?
- Texto original em inglês, até cerca de 5000 palavras, de estrutura livre. Contudo, temas originais serão valorizados, assim como a clareza da linguagem, a sua correção científica e uma estruturação intuitiva do relatório.
- Identificação dos autores, endereço da escola (incluindo o nome do país) e o título do projeto.
- Referências bibliográficas, ao longo do texto e uma bibliografia que corresponda a essas referências, no final do relatório.
Como submeter a candidatura?
A candidatura será efetuada através de formulário.
Quais os critérios para apreciação dos relatórios?
1 - Credibilidade científica;
2 - O estilo de apresentação: apresentação clara e acessível da informação;
3 - Abordagem responsável e criativa da apresentação/solução de um determinado problema;
4 - Originalidade da ideia;
5 - Literatura utilizada de forma adequada;
6 - Avaliação da abordagem pedagógica utilizada pelo professor: seguir a metodologia de inquiry based learning e possibilitar aprendizagens significativas e, portanto, duradouras.
O número máximo de pontos para cada critério é de 6.
Quais os prémios?
A lista de prémios pode ser consultada AQUI (em inglês).
A presente tradução não substituiu a consulta de todo o regulamento disponível em língua inglesa AQUI. Esse regulamento sobrepõe-se a tudo o que surge traduzido nesta página.
Cursos IAU / NASE / EAAE-ESO
Curso NASE Astrocultura (11 de janeiro a 11 de fevereiro de 2023).
Curso NASE Astrobiologia (a definir).
Curso NASE Astrofísica (a definir).
Curso NASE Astronomia (a definir).
Cada formação tem uma duração total de 12 horas (entre síncronas e assíncronas) e encontra-se reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550.
Mais informações AQUI.
Representante nacional / National representative
![]() |
Ilídio André Costa |