Bem-vindos à página portuguesa da EAAE.

Nesta página pode encontrar informações sobre as atividades que estão a ser desenvolvidas em Portugal e todas as atividades relevantes que estão a ser desenvolvidas na Europa em Português.

MoowalkersSpace ArtCatch a Star | Cursos IAU / NASE / EAAE-ESO


Concurso - Moonwalkers

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto são parceiros da EAAE - European Association for Astronomy Education no Projeto Moonwalkers.

Nesta atividade, as escolas, os seus alunos e professores, serão desafiados a observar a Lua, preparar relatórios visuais, fotográficos, web e CCD das suas observações e apresentá-las como um projeto ou um vídeo curto no Concurso Moonwalkers.

O Concurso Moonwalkers 2022 está organizado em duas categorias:

- Projeto: até 10 páginas em pdf, texto e fotografias

- Vídeo curto: até 5 minutos (que deve ser carregado no Youtube, como vídeo público ou não-listado e o link para o vídeo deve ser colocado no formulário de inscrição)

O objetivo será instigar a descoberta de diferenças nas fases lunares, discutir o movimento da Lua e da Terra à volta do Sol, assim como debater a origem da Lua. Para além disso, os estudantes devem ficar familiares com as várias características interessantes da Lua, observar eventos lunares como o White Glow e o escurecimento de certas regiões.

Os estudantes também podem calcular o tamanho dos vários elementos da lua e enviar os seus dados para o Arquivo Observacional (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) do site.

A atividade sugerida baseia-se na observação da Lua ao longo de 5 meses durante os quais se deve fazer a observação das fases da Lua e dos seus mares, crateras, montanhas e picos.

As observações a ser feitas em noites limpas serão:

- Fases da Lua
- Mares lunares
- Crateras Lunares
- Montanhas e picos Lunares
- Fenómenos Lunares transientes

Todos os participantes devem ter idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. A inscrição para o projeto pode ser feita individualmente ou em equipas. Cada equipa apenas pode submeter um projeto ou vídeo.

O prémio para os primeiros lugares será a oportunidade de fazer uma observação remota, com a duração de 30 minutos, com um telescópio profissional. Esta observação pode ser feita com toda a turma ou uma equipa de alguns estudantes, numa altura conveniente para o professor e os alunos, através de videochamada.

Os vencedores vão ser selecionados por um júri composto por membros da EAAE e a decisão será publicada a 1 de dezembro de 2022.

Links com informação que pode ser pertinente podem ser encontrados AQUI. Podem encontrar os termos e condições do Concurso Moonwalkers AQUI.

De forma a poder apoiar todo o processo pedíamos que enviasse um email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., indicando em qual das categorias (projeto ou vídeo) tenciona participar.


Space Art - uma arte esp@cial 2021

A ideia do concurso "Space Art" é estimular a criatividade de crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos de idade, através do Universo e da Astronomia.

O objetivo do concurso passa por, autonomamente, os participantes pesquisarem informação, sobre um objecto astronómico que conduzirá, após, à produção de uma "obra de arte": um desenho ou fotografia do seu objecto astronómico preferido. Estas são publicadas no website do concurso (aqui, aqui e aqui), onde a visão dos estudantes pode ser partilhada por todos.

Assim, participar é muito simples: basta procurar no céu, em livros ou mesmo na internet, um objeto astronómico e, depois, desenhá-lo ou obter uma imagem dele, utilizando fotografias (ou a combinação das técnicas que o aluno achar mais pertinentes).

Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis AQUI.

"Space Art" é organizado pela Associação Europeia para a Educação em Astronomia (EAAE) e patrocinado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).


Catch a Star - adote um astro 2021

A ideia do concurso "Catch a Star: adote um astro 2021" é promover o trabalho colaborativo entre estudantes, enquanto aprendem astronomia, pesquisando dados sobre um objeto astronómico. Por outro lado, pretende-se ajudar a difundir as tecnologias da informação no processo educativo.

As equipas que apresentarem os melhores projetos receberão prémios especiais do ESO e participarão em reuniões online com astrónomos profissionais do ESO e de outros observatórios europeus. Pela primeira vez nos vinte anos de história do concurso, o anúncio e apresentação dos melhores projetos será realizada durante uma videoconferência.

Data de início do concurso: 1 de novembro de 2021.

Data limite de entrega dos projetos: 23h59 (CET - fuso horário "Central European Time") de 28 de Fevereiro de 2022.

Videoconferência de entrega de prémios: 20 de março de 2022.

O que é preciso para poder participar?

1 - Formar um grupo de, no máximo, 4 participantes - um coordenador e, no máximo, três alunos;

2 - O coordenador ser um professor/formador/tutor (mas não um aluno);

3 - Escolher um tema astronómico (pode ser um objeto astronómico específico, fenómeno, observação, problema científico, teoria, etc.), sobre o qual se quer recolher informação. Tal pode incluir observações reais utilizando um telescópio, ou pesquisas utilizando plataformas digitais.

4 - Estruturar uma atividade prática, em torno do tema (tais como observações próprias, experiências...).

5 - Produzir um relatório.

O que tem de incluir o relatório?

- Texto original em inglês, até cerca de 5000 palavras, de estrutura livre. Contudo, temas originais serão valorizados, assim como a clareza da linguagem, a sua correção científica e uma estruturação intuitiva do relatório.

- Identificação dos autores, endereço da escola (incluindo o nome do país) e o título do projeto.

- Referências bibliográficas, ao longo do texto e uma bibliografia que corresponda a essas referências, no final do relatório.

Como submeter a candidatura?

1º Converter o relatório para o formato PDF;

2º Enviar o ficheiro PFD, por email, para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Quais os critérios para apreciação dos relatórios?

1 - Credibilidade científica;

2 - O estilo de apresentação: apresentação clara e acessível da informação;

3 - Abordagem responsável e criativa da apresentação/solução de um determinado problema;

4 - Originalidade da ideia;

5 - Literatura utilizada de forma adequada;

6 - Avaliação da abordagem pedagógica utilizada pelo professor: seguir a metodologia de inquiry based learning e possibilitar aprendizagens significativas e, portanto, duradouras.

O número máximo de pontos para cada critério é de 6.

Quais os prémios?

1.º prémio – uma imagem emoldurada, do ESO, da “NGC 2264” e do aglomerado “Árvores de Natal”.

2.º prémio – uma imagem emoldurada, do ESO, do Paranal, ao nascer do Sol.

3.º prémio – uma imagem emoldurada, do ESO, do Telescópio APEX instalado num observatório do Llano de Chajnantor (Chile).

4.º prémio – uma imagem emoldurada, do ESO, da galáxia Sombrero.

5º prémio – uma imagem emoldurada, do ESO, da galáxia espiral barrada NGC 1365 obtida com a câmara HAWK-I (instalada no Very Large Telescope – VLT).

Prémio Especial para a equipa mais jovem – um telescópio 76/300 (diâmetro da lente/distância focal).

Prémio Especial para melhor projeto não europeu – reunião informal, por videoconferência, com um astrónomo profissional.

A presente tradução não substituiu a consulta de todo o regulamento disponível em língua inglesa AQUI. Esse regulamento sobrepõe-se a tudo o que surge traduzido nesta página.


Cursos IAU / NASE / EAAE-ESO (JÁ CONCLUÍDOS)

Curso NASE Astrocultura (13 de outubro a 10 novembro de 2021).

Curso NASE Astrobiologia (12 a 19 de fevereiro de 2022).

Curso NASE Astrofísica (5 a 19 de março de 2022).

Curso NASE Astronomia (21 de maio a 4 de junho de 2022).

Cada formação tem uma duração total de 12 horas (entre síncronas e assíncronas) e encontra-se reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550.

Mais informações AQUI.


Representante nacional / National representative

 

Ilídio André Costa
Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara,
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva,
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto.
Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.